Sou Eduardo Ávila, designer gráfico, graduado pela Universidade Federal de Goiás, onde atualmente participo do curso de Licenciatura em Artes Visuais (um curso estabelecido entre a UFG e a Universidade Aberta do Brasil). Também sou membro do Centro de Pesquisas em Cultura Japonesa de Goiás – CPCJ. Há algum tempo, tenho direcionado meus esforços para divulgar a cultura japonesa e oriental na cidade de Goiânia. No início do ano de 2008, desenvolvi um projeto em conjunto com minha amiga Paula Kiyomi Tsujii. O projeto ficou conhecido como kiri ori nori: universo contido num papel.
kiri ori nori é uma expressão metafórica que designa estudos e experimentações que relacionam os três princípios básicos aos quais iniciamos nossos trabalhos, que são: o cortar, o dobrar e o colar. Nosso objetivo é criar objetos e imagens, na procura de soluções conceituais e alternativas ao trabalharmos com o washi, nossa matéria prima básica e indispensável. A proposta através do kiri ori nori é incorporar algumas “criações” locais – como a produção de papéis artesanais, e congregar técnicas formais (processos de produção de gravuras e estampas, desenho e pintura) às técnicas japonesas como o kirigami, o origami e o norizuke, resultando numa “versão híbrida”.
No entanto, para alguns tradicionalistas, nossa concepção pode provocar certo equívoco quanto às conceituações originais para cada modalidade, porém, independente do que se apresenta como tradição, nosso objetivo é divulgar e propor novas idéias, novos caminhos, ou melhor, caminhos brasileiros para técnicas predominantemente orientais.
Para saber mais:
site: www.kiriorinori.com.br
blog: kiri-ori-nori.blogspot.com
site do CPCJ: www.cpcjgo.org
terça-feira, 28 de abril de 2009
FROM GOIAS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
querido eduardo parabens pela pesquisa! Tem tudo a ver com o modo como estamos estudando a cultura japonesa em suas hibridacões! Continue postando seu trabalho e sugestões de imagens e leituras!
Postar um comentário