Sobre o filme "Utamaru e suas 5 mulheres", 1946:
Comentário de Leticia Sekito
No domingo, dia 11 de outubro, vi o filme do Mizoguchi, "Utamaru e suas 5 mulheres", 1946.
Na cena inicial quando os créditos estão ainda na tela aparece um cortejo de casais, de aparência nobre e distinta andando sob a cerejeira e fiquei muto curiosa com a forma de andar de algumas mulheres que usavam uma super plataforma. Cada passo que davam faziam um movimento circular com um dos pés sustentado pela outra perna. Curioso.
Comentário do Marco Souza
Utamaro Kitagawa realmente existiu e este foi o primeiro filme de Mizoguchi sob o governo americano de ocupação, e o filme só foi aprovado pela censura americana por ser um filme que não tinha samurais, lutas de espada e o protagonista não era um herói correspondendo a nova ordem do pós-guerra que não queria filmes com aspectos nacionalistas, ideológicos ou militares. Alguns críticos dizem que Utamaro funciona no filme como uma espécie de alter-ego de Mizoguchi, entre os dois há muitas semelhanças, principalmente a questão da representação feminina que é um elemento constante nos filmes de Mizoguchi. Em Utamaro, por exemplo, são as mulheres que conduzem a história e ele é mais coadjuvante, e o filme questiona a exploração e a submissão da mulher naquela época. Na cena do começo acho que elas estão usando um tipo de tamanco japonês que tem alturas entre 15 e 30 cm, e acho que o jeito delas andarem foi coreografado para corresponder a atmosfera meio irreal, meio abstrata do filme.
Comentário Leticia
Pensando agora, achei bastante curioso e estranho ver um dos personagens masculinos ser colocado em uma situação de marionete pelas 2 prostitutas que disputavam seu “amor”. Mas ao mesmo tempo temos a figura de um senhor que detém um “harém” de mulheres, cortesãs, de nível social mais elevado, que obedecem seus caprichos pervertidos.
Um comentário:
Clicando no título do post se vai para um vídeo do YouTube sobre Mizoguchi, bem legal.
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