quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Em parceria com a Fundação Japão, a Cinemateca Brasileira e o Centro Cultural São Paulo recebem este mês a mostra O SANGUE QUENTE DO JAPÃO: CINEMA JAPONÊS FORA-DE-LEI, com 17 longas-metragens produzidos entre 1937 e 1996, quase todos eles inéditos no Brasil. Os filmes apresentam um amplo panorama do gênero conhecido no Japão como yakuza eiga, que envolve todos aquelas obras cujas tramas abordam foras-da-lei e organizações criminosas, desde filmes de época (jidaigeki) até produções contemporâneas sobre gângsteres e marginais.
A princípio, pode parecer estranho que filmes de samurais e espadachins (os chamados chambara) sejam incluídos entre os yakuza eiga. Vale lembrar, no entanto, que as associações criminosas conhecidas como Yakuza surgiram nos grandes centros urbanos japoneses de Osaka e Edo (atual Tóquio) justamente no início do século XVII, durante o período Edo (1603-1868), época em que são ambientados muitos dos jidaigeki. Se inicialmente os Yakuza reuniam andarilhos e jogadores profissionais, a partir de 1603, com o fim das guerras feudais, essas organizações passaram a incluir também ex-samurais que, com o advento dos tempos de paz, viram-se sem mestre e ameaçados de banimento.
Todas essas categorias de foras-da-lei – e também os gângsteres do século XX – são contempladas pelos filmes reunidos nessa mostra, que podem tanto apresentar tramas sobre a atuação dos criminosos ainda no período Edo (como O Grande duelo, de Eiichi Kudo), quanto obras que abordam a Yakuza já num contexto urbano (caso, por exemplo, de Japanese Yakuza, de Makino Masahiro, e de A Cidade da violência, de Satsuo Yamamoto).
Os yakuza eiga se constituem num gênero riquíssimo em diversão e originalidade, para o qual a mostra O SANGUE QUENTE DO JAPÃO: CINEMA JAPONÊS FORA-DA-LEI representa uma excelente introdução. Todos os filmes da retrospectiva, que tem entrada franca, serão exibidos em cópias novas em película de 35mm, trazidas diretamente de Tóquio pela Fundação Japão. Simplesmente imperdível.
06.10 | QUARTA
(sinopses dos filmes em http://www.cinemateca.gov.br/programacao.php?id=71)
a partir de 19h30 | Grátis
Cinemateca
Largo Senador Raul Cardoso, 207
Vila Mariana - São Paulo
11 3512-6111

Nenhum comentário: