terça-feira, 9 de março de 2010

A princesa Aiko, de 8 anos, filha única do herdeiro do trono do Japão, Naruhito, deixou de ir à escola nesta semana após ter sido vítima de bullying, informou ontem a Casa Imperial. A princesa, que estuda no renomado colégio Gakushuin, em Tóquio, se queixou de dor de estômago e ansiedade, e desde terça-feira não vai mais à escola, segundo um porta-voz citado pela agência de notícias Kyodo.
Um grupo de meninos da escola teria intimidado vários colegas, entre eles a princesa Aiko, o que levou o Palácio Imperial a intervir e pedir à direção do colégio que solucione o problema. Não há detalhes sobre o tipo de violência cometida pelos estudantes.


Mas o diretor do colégio Gakushuin disse que tudo não passou de um mal-entendido. "Ela decidira deixar a escola e, logo depois de ter trocado os sapatos escolares por sapatos normais, dois garotos vieram correndo e quase colidiram com ela, o que a deixou assustada", disse Motomasa Higashisono à imprensa.
É comum que crianças japonesas levem um par extra de sapatos para usar na escola.
Esta é a primeira vez que a Casa Imperial japonesa intervém para resolver problemas no colégio da princesa. Aiko é a filha única de Naruhito e de sua mulher, Masako, que sofre há anos de depressão induzida pelo estresse, sendo conhecida por "a princesa triste".
Muitos atribuem o estado de depressão de Masako à rigidez do protocolo da Casa Imperial e às fortes pressões que ela suportou para ter um filho homem que perpetue a linha imperial japonesa.
A Lei de Sucessão do Japão estabelece que só um homem pode se tornar imperador, o que impede que Aiko seja um dia herdeira do trono. Naruhito inicia hoje uma visita à África, mas não será acompanhado por Masako, que não participa de eventos oficiais há muitos anos. O próximo na linha de sucessão japonesa é o príncipe Hisahito, de 3 anos, terceiro filho do irmão mais novo de Naruhito, o príncipe Akishino.


Nenhum comentário: