Zheng Huan e Tang Xiaomei, que raramente vão ao cinema na área rural de Jiangxi, sudeste da China, viram seu primeiro filme em 3D este mês, quando visitaram a capital. Não foi "Titanic 3D", de James Cameron, o filme de maior faturamento neste ano e o terceiro de todos os tempos, com US$ 153 milhões em ingressos vendidos. Foi na verdade uma fantasia de artes marciais, "Pele Pintada II", que incomodou os olhos de Zheng, mas para Tang foi cativante.
Os dois são um pouco mais velhos que o grupo de 18 anos a 34 anos que fez do sucesso anterior de Cameron em 3D, "Avatar", o filme de maior faturamento na China, com US$ 208 milhões em venda de ingressos. Hollywood está mirando agressivamente essa faixa etária, agora que a China é o principal mercado de exportação para seus filmes em termos de receitas de bilheteria.
Neste mês, a empresa de tecnologia 3D de Cameron, o Cameron Pace Group, anunciou que vai abrir filial em Tianjin, uma cidade portuária no nordeste, como parte de uma joint-venture apoiada pelo governo. No ano passado, a Imax disse que queria instalar 229 telas gigantes na China.
Com os ingressos de cinema custando até 120 renminbi (US$ 19) para filmes 3D e 180 renminbi (US$ 28) para Imax, essas tecnologias americanas estão levando conteúdo aos consumidores chineses cada vez mais interessados por uma experiência de autenticidade e alta qualidade que não pode ser pirateada.
Atualmente, 7 mil das 11 mil telas da China são aptas ao 3D. A RealD, uma empresa de tecnologia 3D na Califórnia, disse que tem quase 750 telas em toda a China e pretende instalar 1.250 nos próximos anos.
Em 2008, dois filmes 3D foram exibidos na China e aproximadamente 30 vão estrear no país até o fim deste ano. De janeiro a junho, 21 filmes 3D -13% de todos os lançamentos- representaram 46% do faturamento nas bilheterias, segundo dados da Artisan Gateway, uma consultoria de cinema baseada em Xangai.
"O bonito disso é que na China rural há cinemas que talvez sejam o primeiro em que as pessoas foram na vida e é um cinema 3D digital", disse Cameron recentemente. "Elas estão saltando o século 20 e indo direto para o 21. Colocar os óculos não parecerá estranho para elas, porque é assim que se assiste a filmes. Nos mercados urbanos, elas associam os óculos com uma experiência visual mais requintada."
Ele aposta que a China se concentrará em coisas que são novas e tecnologicamente sofisticadas, diferentemente da América do Norte, onde os cinéfilos receberam o 3D com hesitação. A receita de bilheterias de filmes 3D na América do Norte caiu 18% de 2010 para 2011, embora os números de 2010 incluam "Avatar", o primeiro filme em 3D que atingiu US$ 1 bilhão em todo o mundo.
O governo chinês está encorajando o entretenimento mais caro enquanto passa sua economia da manufatura para o consumo. Em fevereiro, a China abriu ainda mais seu mercado aos filmes estrangeiros, permitindo que os estúdios lancem mais 14 filmes (34 ao todo) se forem em 3D ou em formato como Imax.
"Pele Pintada II", que a Soul Power 3D, sediada em Pequim, converteu para 3D, é o filme em língua chinesa de maior faturamento de todos os tempos, com vendas de ingressos superiores a US$ 114 milhões até 5 de agosto.
Com 170 engenheiros de software chineses divididos entre Pequim e Wuxi, perto de Xangai, a Soul Power faz sucesso convertendo filmes americanos.
"Trabalhando com companhias de Hollywood, descobrimos que há necessidades diferentes", disse Shen Hongxiang, diretor operacional da empresa. "Hollywood quer que o público veja o que os olhos veem, mas o público chinês ainda quer que as coisas saiam voando da tela. Os diretores chineses precisam estudar as diferenças entre 2D e 3D e aprender a falar a língua."
O Cameron Pace Group diz que o mundo do cinema na China é apenas o início de seu novo empreendimento em Tianjin. Cameron e seu sócio, Vincent Pace, estão de olho nos 500 milhões de televisores da China e nas previsões de que os chineses comprarão 20 milhões de TVs 3D até o fim deste ano. O grupo está em negociações com a Televisão Central da China e outras emissoras estatais para ajudar em suas iniciativas 3D.
"Não estamos concentrados em eventos únicos, nem em filmes individuais", disse Pace. "É sobre uma mudança no mercado na direção de produtos cada vez mais rentáveis. Nossa filosofia é que tudo é potencializado quando feito corretamente em 3D."
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