Para sua mais recente
campanha publicitária, a Mobily, a gigante de telecomunicações saudita, não
recorreu a outdoors ou televisão para atrair clientes. A Mobily pagou para se
promover no Twitter.
O uso das redes
sociais explodiu durante a Primavera Árabe, à medida que as pessoas se voltavam
para o ciberespaço para se expressarem. Depois disso, as redes sociais,
incluindo o Twitter, Facebook e LinkedIn, ingressaram na região comercialmente,
montando escritórios e vendendo espaço publicitário para empresas como a
Mobily, que conta com aproximadamente 200 mil seguidores no Twitter, para
explorar a crescente audiência.
"Na Arábia
Saudita, as redes sociais permitem que todos falem com todos, o que é algo que
não temos nas ruas aqui", disse Muna AbuSulayman, uma consultora de
desenvolvimento saudita e uma ex-apresentadora de um popular programa de
entrevistas de televisão, que conta com aproximadamente 100 mil seguidores no
Twitter.
"É uma
oportunidade única que permite às pessoas conversarem de um modo sem fronteiras
como não era possível antes", disse AbuSulayman. "Além de promover a
discussão política e social, ela apresenta um poderoso incentivo econômico para
as empresas."
A ascensão das redes
sociais no mundo árabe representa uma mudança de jogo para os anunciantes
regionais, promovendo um crescimento na publicidade digital em uma parte do
mundo onde métodos tradicionais, como televisão e anúncios impressos, até então
permaneciam dominantes.
A publicidade digital
no Oriente Médio e no Norte da África representam apenas aproximadamente 4% do
total de gastos publicitários da região, com um valor de US$ 200 milhões,
segundo a estimativa disponível mais recente, mas se transformou na plataforma
de mídia de maior crescimento na região, segundo um estudo da Deloitte Touche
Tohmatsu, uma consultoria empresarial, publicado em 2011.O "Panorama da
Mídia Árabe" da Deloitte projetou um crescimento nos gastos em publicidade
digital na região de 35% ao ano nos próximos três anos, gerando aproximadamente
US$ 580 milhões por toda a região até 2015.
"O fato é que os
consumidores estão online, de modo que as marcas precisam estar online",
disse Reda Raad, diretor chefe de operações da TBWA\Raad, a divisão para o Oriente
Médio da agência de publicidade global TBWA. "O uso dos canais digitais
continua aumentando dramaticamente depois da Primavera Árabe, de modo que a
publicidade na rede social se tornou uma forma muito procurada, custo-eficaz,
de se comunicar com os consumidores."
Grandes marcas, como
a Pepsi Arabia, estão prestando atenção. A Arábia Saudita tem o maior número de
usuários do Twitter no mundo árabe, responsável por 38% dos dois milhões de
usuários da região, segundo o Relatório de Mídia Social Árabe da Escola de
Governo de Dubai, divulgado em junho. Apenas no ano passado, o número de
usuários do Twitter no mundo árabe triplicou, segundo Shailesh Rao, o
vice-presidente do Twitter para operações internacionais.
Graças à popularidade
da plataforma na Arábia Saudita, Egito, Kuait e nos Emirados Árabes Unidos, o
árabe é atualmente a língua que mais cresce na plataforma Twitter.
"Nós priorizamos
uma lista de regiões onde queríamos ter uma presença comercial, e o Oriente
Médio sobe ao topo porque a base de usuários da região é uma das que mais
crescem no mundo", disse Rao em uma entrevista. "Isso representa uma
oportunidade imensa para marcas à procura de uma grande audiência que está
crescendo rapidamente."
O Twitter formou uma
parceria com a Connect Ads, uma empresa de publicidade digital egípcia, para
comercializar e vender serviços publicitários por todo o Oriente Médio e Norte
da África. A Connect Ads oferecerá aos gerentes de marca e ao pessoal de
marketing produtos do Twitter, como tweets promovidos, contas promovidas e
assuntos promovidos.
Por meio deles, uma
marca pode atingir um público mais amplo do Twitter ou segmentos demográficos
ou geográficos mais estreitamente definidos. Elas podem até mesmo visar marcas
específicas de celulares, como iPhones. As marcas que estão participando até o
momento incluem a Mobily, Pepsi Arabia, a empresa de resort Atlantis The Palm,
e o site de eventos Dubai Calendar.
"As empresas
podem aprender alguma coisa sobre seus clientes ao otimizar para o país e visar
pessoas com interesses específicos", disse Mohamed El Mehairy, diretor
administrativo da Connect Ads.
"Eles
provavelmente podem descobrir este tipo de informação por meio de pesquisa de
mercado", ele disse, "mas seria muito mais caro e exigiria muito mais
tempo e esforço".
Para o Facebook, o
número de usuários árabes quase triplicou em dois anos, de 16 milhões, em junho
de 2010, para 45 milhões, em junho de 2012, segundo um relatório sobre mídia
social árabe da Escola de Governo de Dubai. O Facebook deu início a operações
comerciais na região em maio, quando abriu um escritório em Dubai.
Igualmente, o
LinkedIn, a rede social profissional e site de procura de emprego com cinco
milhões de usuários árabes, deu início aos serviços de propaganda no Oriente
Médio em outubro, após identificar a região como uma das que mais cresce. O
site vê um potencial tremendo na combinação na região de uso crescente de
Internet, uma das taxas mais altas do mundo de desemprego entre os jovens e uma
demografia caracteristicamente jovem.
"Quase 90% dos
usuários de Internet estão nas redes sociais, e some-se a isso a estabilidade
econômica do Golfo e a demografia jovem, e é possível ver por que foi
importante para nossa empresa ter uma presença na região", disse Ali
Matar, um executivo do LinkedIn em Dubai.
As redes sociais
estão avançando agressivamente para o mercado de smartphones na região, onde as
taxas de penetração de celulares chegam a 190% na Arábia Saudita –o que
significa, em média, que quase todo mundo tem dois telefones– segundo uma
pesquisa de uma equipe da Madar Research and Development sobre adoção de
tecnologia.
Com a Pepsi Arabia se
concentrando em anunciar aos seus 1,6 milhão de pessoas que
"curtiram" no Facebook e a Mobily buscando anunciar para seus 200 mil
seguidores no Twitter, a introdução de operações comerciais por parte das
empresas de redes sociais visa transformar em dinheiro o interesse por elas e
suas marcas.
"Nós permitimos
que as marcas conversem com o público relevante", disse Rao, do Twitter.
"Nossos produtos permitem que atinjam um público mais amplo, mais
específico –essa é a chave."
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