domingo, 12 de julho de 2009

seminário revolta da carne

A Revolta da Carne
Experiências antropofágicas
Franco-nipo-brasileiras
Dia 5 e 6 de agosto de 2009


Dia 5 de agosto de 2009

10h:00 – 11h:00 Abertura
Palestra de apresentação do projeto com os curadores Christine Greiner, Ricardo Muniz e Hideki Matsuka, Representante do Sesc e da Fundação Japão.

Será apresentada a proposta da exposição, os principais temas do seminário e os modos como foram relacionadas “a revolta da carne” no Japão e no Brasil, a partir de 1959 – ano que marca o nascimento do butô no Japão com a performance “Cores Proibidas” e é lançado o manifesto neo-concreto de Ferreira Gullar no Brasil.


11h:00- 11h:30
Excertos de filmes apresentam experiências, introduzindo o que o filósofo Kuniichi Uno chama de “partidários da vida singular do corpo”, como Tatsumi Hijikata, Antonin Artaud, Pasolini e Jean Genet.


11:h30 – 13h:00
Palestra com Kuniichi Uno
“Hijikata, Artaud e Terayma: gestos de ultrapassagem”

Uno estabelece algumas pontes entre estes três grandes artistas: o criador do butô Tatsumi Hijikata e os revolucionários do teatro Antonin Artaud e Shuji Terayama. Estes artistas-provocadores partilharam uma obsessão pela dissolução de fronteiras entre a vida e a morte, a ficção e a realidade, a palavra e o corpo.

Kuniichi Uno é professor da Universidade Rikkyo de Tóquio. É tradutor de diversos autores importantes como Jean Genet e autor de livros e artigos sobre Artaud, Hijikata e Gilles Deleuze, que foi seu orientador de doutorado no começo de sua carreira.

13:00h – 14h:00 almoço

14h:00- 15h:00
“As imagens do butô ” - com Takashi Morishita
Morishita apresenta fotografias históricas da vida e obra de Tatsumi Hijikata, assim como exemplos do método de notação (buto-fu) elaborado pelo artista a partir de seus cadernos de criação.

Takashi Morishita é responsável pelo “Arquivo Genético de Hijikata” da Universidade Keio de Tóquio.

15h:00- 16h:00
“As imagens de Helio Oiticica” com Celso Favareto
Favareto discute diferentes momentos da obra de Oiticica, com ênfase na passagem da representação pictórica para o envolvimento com o carnaval da Mangueira e as transformações radicais do corpo em movimento.


Celso Favareto é professor da Universidade de São Paulo, na Faculdade de Educação. Atua na área de Filosofia, com ênfase em Estética e em Ensino de Filosofia.


16h:00- 16h:30 Coffee Break

16h:30- 18h00
Possíveis conexões
Todos os participantes das palestras realizadas durante o dia fazem um bate-papo apontando possíveis conexões entre a obra e o pensamento dos artistas apresentados, com a mediação de Christine Greiner.

19h:00 – 22h:00
Abertura da exposição e exibição de filmes


Dia 6 de agosto de 2009

10:00h - 11:00h
Palestra com o professor Yoshikuni Igarashi

“O corpo no pós-guerra: as mãos japonesas”
Como o corpo se tornou a mídia mais importante para a reconstituição do Japão no período pós II Grande Guerra. Este tem sido o tema da pesquisa de Igarashi desde o seu primeiro livro “Corpos da Memória”, cuja discussão culmina no suicídio do escritor Yukio Mishima. Após uma breve contextualização do período, Igarashi apresenta a sua nova pesquisa sobre o corpo no pós-guerra a partir das visões da sociedade de consumo. A palestra será ricamente ilustrada por imagens e, ao focar na questão do trabalho, toma como ponto de partida as representações das mãos.

Yoshikuni Igarashi é professor do Departamento de História da Universidade Vanderbilt.

11h00 - 12:00h
Palestra com a professora Denise de Sant' Anna –
"O impacto da filosofia francesa nos estudos do corpo no Brasil"
Ao refletir sobre a história do corpo, Denise de Sant’Anna aponta conexões entre a filosofia francesa, sobretudo a fenomenologia francesa, e os modos como temos estudado o corpo no Brasil. Tais pontes conceituais e perceptivas impactaram não apenas os pesquisadores teóricos mas muitos artistas brasileiros.

Denise de Sant’ Anna é professora do Departamento de História da PUC-SP.

12h:00- 13h:00
Palestra com a professora Christine Greiner
"O impacto da filosofia européia nos estudos do corpo no Japão"
Há momentos diferentes de diálogo entre a filosofia européia e o Japão que começam sobretudo a partir de releituras de Heidegger e Nietzsche, e se desdobram posteriormente em discussões cada vez mais políticas através das pontes com os pensamentos de Georges Bataille, Levinas, Michel Foucault, Gilles Deleuze, Jean-Luc Nancy e Giorgio Agamben. A palestra faz a ponte entre estas discussões e experiências artísticas.

Christine Greiner é professora do Departamento de Linguagens do Corpo da PUC-SP, onde dirige o Centro de Estudos Orientais.

13:00h- 14h:00 almoço

14h:00 às 16h:00
Palestra de Suely Rolnik
"Imagens de Lygia Clark”

A partir das imagens de Lygia Clark, Suely Rolnik demonstra a importância de algumas experiências da artista para os novos entendimentos do corpo, as políticas de subjetividade e o desafio de viver junto.

Suely Rolnik é psicanalista, ensaísta e curadora, professora do Núcleo de Subjetividade da PUC-SP.

16h30 – 17h:00 Coffee break

17h00 às 18h00
Documentário “Min Tanaka à la Borde” de Joséphine Guattari et François Pain (1986, 25').
O filme mostra vivências do dançarino de butô Min Tanaka na clínica La Borde, criada em 1951 por Jean Oury em um castelo na França. Esta clínica, muito marcada pela atuação Felix Guattari a partir da metade dos anos 50, foi fundamental, em vários sentidos, para o reconhecimento e respeito à individualidade de cada paciente nos tratamentos psiquiátricos.

comentários de Peter Pál Pelbart e Kuniichi Uno

Peter Pál Pelbart é filósofo e ensaísta, professor do Departamento de Filosofia da PUC-SP. Coordena a Cia. Teatral Ueinzz.

18h:00- 19h:00
mesa redonda
Possíveis conexões
Todos os participantes das palestras realizadas durante o dia fazem um bate-papo apontando possíveis conexões entre a obra e o pensamento dos artistas apresentados, com a mediação de Christine Greiner.



Palestras para abrir as mostras de filmes de Hijikata e Terayama


Dia 12 de agosto
20 horas

Palestra com Kuniichi Uno apresentando a filmografia de Shuji Terayama

Dia 19 de agosto
20 horas

Palestra com Christine Greiner apresentando a filmografia de Tatsumi Hijikata

Nenhum comentário: