segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CECÍLIA E SAIKI QUE MANDARAM:


E se os heróis de videogames tivessem sido criados na época dos guerreiros samurais, como seriam? Provavelmente, muito parecidos com os retratados pelo artista norte-americano Jed Henry que, inspirado em jogos da Nintendo, recriou alguns personagens clássicos no estilo tradicional de desenho japonês Ukiyo-e.No projeto Ukiyo-e Heroes, composto por 12 obras (veja na galeria de imagens acima), Henry utilizou o Ukiyo-e, uma forma de pintura simular à xilogravura, popularizada no Japão a partir do século 17, para homenagear o universo dos videogames. "Sou um grande fã de games. Eu amo, em especial, os clássicos — qualquer coisa que exista desde os anos 80. Eu costumava copiar a arte de manuais de jogos quando era criança. Esse foi meu primeiro contato com a arte e com a cultura japonesa", disse ao Virgula Diversão. O artista, que trabalha como ilustrador de livros infantis, conta que morou dois anos no Japão e, com isso, conheceu de forma mais aprofundada a arte do país. "Sempre amei o Japão e morei em Tóquio por dois anos, depois do colegial. Foi uma experiência que mudou minha vida", disse. Em junho deste ano, o artista uniu-se ao entalhador britânico David Bull, especializado em xilogravuras japonesas, e produziu seu primeiro desenho que segue totalmente a técnica tradicional do Ukiyo-e (veja no vídeo abaixo). "David é meu parceiro no projeto; ele entalha as xilogravuras. Faço meus esboços no Photoshop e realizo o desenho final no papel, com um pincel japonês. Resulta em um efeito bem legal", contou. O trabalho de Henry tem feito sucesso na internet. Mais de 12 mil pessoas já "curtiram" a página do projeto Ukiyo-e Heroes no Facebook, onde as obras podem ser visualizadas. A partir de quarta-feira (1º), cópias das pinturas — produzidas à mão ou impressas — poderão ser adquiridas por meio do site Kickstarter.
A grande oportunidade nesse projeto é a possibilidade de adquirir uma estampa gravada pelo Bull Sensei (para enviar para o Brasil custa $150 e o pagamento é organizado através da Amazon). Eu posso dizer que grande parte do que eu aprendi sobre a prática da xilogravura japonesa devo a ele e sua generosa disposição em responder minhas dúvidas de novato. David Bull, na verdade, é canadense que vem fazendo xilo tradicional a mais de 20 anos no Japão, reconhecido como um grande mestre pelos próprios japoneses. Ele grava e imprime usando os mesmos procedimentos e materiais usados nas gravuras de um Hokusai.
Para saber mais sobre Bull San acesse: www.woodblock.com
É uma grande oportunidade de garantir algo que irá durar por pelo menos uns 300 anos!!! Os tataranetos agradecem. Já garanti meu Mario Karto Moku Hanga!
bjos
Saiki

Nenhum comentário: